Pescarias e Caiaques Litoral SP Nosso Forum esta em fase de desenvolvimento, cadastre Agora.
Bem Vindo ao mais novo Forum de Pesca do Litoral Norte, forum destinado a Pesca Esportiva, seja ela Amadora ou Profissional, Pesca em Caiaque a modalidade que chegou para ficar..
Registre-se agora mesmo e fique por dentro de tudo.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Pescarias e Caiaques Litoral SP Nosso Forum esta em fase de desenvolvimento, cadastre Agora.
Bem Vindo ao mais novo Forum de Pesca do Litoral Norte, forum destinado a Pesca Esportiva, seja ela Amadora ou Profissional, Pesca em Caiaque a modalidade que chegou para ficar..
Registre-se agora mesmo e fique por dentro de tudo.
Pescarias e Caiaques Litoral SP Nosso Forum esta em fase de desenvolvimento, cadastre Agora.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Informativo, tudo sobre ancorar seu caiaque

Ir para baixo

Informativo, tudo sobre ancorar seu caiaque  Empty Informativo, tudo sobre ancorar seu caiaque

Mensagem  jsalvedote Seg Abr 18, 2011 11:11 am

Informações Sobre Ancoras e Ancoragem.



Olá a todos, este Post tem o objetivo de auxiliar os novatos com informações sobre Fundeo e ancoragem.

Devido a alguns estudos que tenho e aos muitos tópicos que já li, achei interessante colocar o meu conhecimento em aberto a debates.

Agora que adquiri meu caiaque já fiz a âncora, na minha opinião a melhor âncora é a garatéia artesanal, ela é feita com amarras conhecida por cabo, barras de ferro usadas em Lages, mosquetões, um cano PVC onde o mesmo tenha altura e largura para chegar a 1,5kl cheio de concreto, acredito que é mais que o suficiente para fundear um brinquedo igual ao nosso.

Lembrando que toda medida de ancora é feita através do peso da embarcação ou seja se tiver uma embarcação de 1tonelada usa-se uma ancora de 1kl.

Vou colocar de uma forma que fique fácil de entender, só não colocarei as imagens.

Tipos de ancoras e suas aplicações.


1.Ancoras de Ferro temos âncora romana Calígula - ancora de pescador para pedras e galhos ancora viking.

2.Âncora almirantada a clássica e a Danforth.

3.Âncora Arado = Muito usada em veleiros. Temos também a Bruce bem parecida com Arado.

4.Âncora Patente = Não tem cepo, a haste é articulada aos braços, utilizada em Navios.

5.Âncora Cogumelo = Utilizada para fixar balizamentos.

6.Fateixa ou Folder são a mesma coisa, é a âncora que a maioria dos caiaqueiros estão usando, indicada para botes, Jet etc. por ser fácil de guardar e transportar, porém já vi muita gente perder ela em pedras.

7.Âncora garatéia, indicada para lugares que tem pedras, por ser fácil de remover, muito aplicada em traineiras e também em nosso estilo de embarcação. Caiaque. RS




Como é o Trabalho de uma Âncora? Como podemos aproveitar ao Maximo deste objeto?

Uma ancora trabalha da mesma forma que uma picareta. Quando a picareta é fincada no chão será necessário um grande esforço para arrancá-la quando se puxado pelo cabo certo. Entretanto se levantando o cabo, uma ação de alavanca se produzirá soltando facilmente do chão.

De maneira semelhante uma ancora unha no fundo, porque a amarra exerce o esforço na ancora no sentido de sua haste.

A Área de força de vários tipos e ancoras.

A Poita tem como características fundear embarcações para que permaneçam estacionadas, feita de blocos de pedra, concreto ou ferro bastante pesados com uma bóia de poita ligados por um tornel e corrente.

Muitas vezes as âncoras ficam presas no fundo, para isso é usado uma bóia de arinque, alem de ser utilizada para identificar a localização da ancora é uma forma de caçar o cabo de arinque para arrancar a ancora no sentido contraria.

E pode ser usada também para contornar o efeito da Maré.

Sempre que for descer a ancora nunca lançar ou jogar.

A Eficiência da âncora depende do tipo de fundos e quantidade de amarra solta.

Fundo de boa Tença para melhor unhar a ancora são.

Areia, Cascalhos e lamas.

Sempre poderemos encontrar a areia tensa, lodo, pedra, fundo de algas, lama e cascalho.

Outra eficiência da ancora está relacionado com o ângulo que a amarra faz com o fundo, quanto menor o ângulo maior eficiência.

A solução seria soltar o Maximo de amarra para que o ângulo fosse o menor possível, mas com muita amarra o raio de giro aumentaria perigosamente, principalmente próximo a embarcações ou costões.

Existem algumas técnicas de fundeio.

Filame é a quantidade de amarra relacionada a profundidade local, é utilizada uma técnica que relaciona profundidade local com a quantidade de amarra a ser solta (Filame) Levando em conta o estado do mar.

A utilização de corrente diminui a quantidade de amarra numa mesma profundidade.

Uma das coisas boas quando vamos fundear e analisar uma carta náutica sobre o local, numa situação de mal tempo o sinal da pequena ancora na carta indica:

Abrigado de ventos, correntes e ondas, profundidade adequada (até 10 metros para embarcações pequenas). Fundo bom – sem declive. Fundo de boa tença (areia, cascalho e lama)

Voltando ao raio de giro devemos calcular o raio considerando o Filame mais o comprimento da embarcação, com isto ficamos livres de obstáculos perigosos.

A aproximação é feita sempre contra o vento e a ancora solta, sempre atento a mudança de vento e de direção na corrente de maré para não correr riscos ok.

Sei que estamos buscando o Maximo de informação para sempre podermos usufruir o melhor de nossas pescarias sendo elas de barcos, lanchas ou caiaques. Por este motivo estou usando alguns termos técnicos.

Quando vamos funder para ficar um bom tempo e utilizando a amarra de cabo, qualquer ondinha fará levantar a quilha ou o casco provocando uma força na ancora que é puxada para cima e se soltando a garrada.

Para evitar esse efeito sem ter uma amarra só de corrente podemos utilizar a técnica de colocar outra ancora para deixar a amarra com pouco ângulo com o fundo, no nosso caso do caiaque soltar um chumbo com um terço do peso de nossa ancora.

Recolhimento da Âncora.

Para suspender a âncora temos que remar a vante para diminuir o ângulo da amarra com o fundo, nunca sair puxando como louco, se a âncora ainda estiver presa tentar continuar o seguimento a vante, falamos da âncora garatéia anteriormente por que ela desentorta soltando facilmente sem fazermos muita força, caso ela não saia de forma alguma temos duas possibilidades.

1- Primeira é mergulhar com óculos e snorkel que eu considero um item de segurança para sair de caiaque, lembrando que para tal mergulho temos que ter um bom conhecimento do local e de como usar estes itens de mergulho.

2- Se for iniciante ou a maré x correnteza estiver muito ruim, corte o cabo e deixe uma bóia de arinque que pode ser uma garrafa pet, marcando assim o lugar onde a âncora se encontra e volte outra hora, quando tudo estiver mais calmo.

Fundear o caiaque exige muita atenção, pois o mesmo é um tipo de embarcação onde não podemos fundear de polpa, a meu ver é sempre indicado fundear de proa contra o vento, sempre mantendo cabo passado por mosquetões na proa ao seu alcance, como dito anteriormente procure informações sobre o local, em cartas náuticas, com os pescadores da região, evite ficar muito próximo a costeira, sempre pesquise sobre como estará a tabua da maré, vento, lua, ondas, correntezas, tempo etc.....

Não sou nenhum especialista, sempre estou no mar, de barco e agora mais ainda de caiaque, estou aqui para ajudar e também aprender, como estou estudando para tirar minha Arrais, ainda tenho muitas informações e estou aberto a perguntas e também sugestões dos mais experientes no assunto.

Desculpe-me pelos erros que podem ter, todas estas informações são frutos de muita pesquisa e interesse para quem gosta principalmente do mar..


Agradeço a todos e boas caídas..

Ricardo

jsalvedote
jsalvedote

Mensagens : 7
Data de inscrição : 15/03/2011
Idade : 48
Localização : Caraguatatuba - SP

http://www.omelhordobairro.com.br/caraguatatuba-centro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos